De forma conjunta com os acionistas e principais lideranças do cliente, em consonância com a missão, visão e valores do mesmo, mapeamos e identificamos o ambiente de negócios, concorrentes, oportunidades, riscos e diferenciais competitivos, a fim de estabelecer cenários e estratégias, táticas que permitam garantir a competividade e perpetuidade da empresa.
Com o Planejamento Estratégico (PE) consolidado, para garantir sua efetividade, fazemos o delineamento do planejamento orçamentário e financeiro/custos, alinhados ao PE, para serem os pilares de sustentação e respectivos planos de ações /controle.
Estabelecer junto aos acionistas o melhor perfil das contas que envolvam o Capital de Giro tais como: nível de estoques, prazos de pagamento e recebimento buscando otimizar sua estrutura, evitando assim descasamento nos níveis de liquidez da organização.
Estabelecer processo de gerenciamento do contas a pagar e a receber com fluxos diários em confronto com o que foi previsto, projetar os fluxos de meses futuros evitando possíveis “gaps” que porventura possam ocorrer, buscar alternativas para evitar tais condições e encontrar fontes de recursos mais competitivas a custos menores. O Fluxo de Caixa é uma ferramenta fundamental na gestão empresarial. Deve ter primazia nas organizações e este estar alinhado com as políticas de Capital de Giro.
Metodologia que busca determinar o valor justo da organização, em caso de venda da empresa, ou compra de uma nova empresa e também em caso de cisão ou venda total ou parte para acionista existente ou um novo.
Busca a otimização dos custos e despesas das organizações, fazendo análise profunda dos custos variáveis, fixos e semi-variáveis, para que se estabeleça os pontos de melhoria e, por consequência, eliminar custos e despesas desnecessárias, além de propiciar maior competitividade de mercado. Os custos, em média, representam 80% das receitas de vendas.Com seu controle, pode-se elaborar um plano de formação de preços (pricing) que mantenha ou melhore a lucratividade e a competitividade.
Visa estabelecer o retorno dos investimentos a serem feitos na ampliação ou em melhorias no processos produtivos, tecnológicos, mercadológicos, administrativos, entre outros. A análise implicará em estabelecer o Custo de Oportunidade da organização e sua Taxa Mínima de Atratividade(TMA). O investimento será atrativo, quando de sua análise, após premissas adotadas em conjunto com os acionistas ou executivos delegados, for superior ao Custo de Oportunidade e da Taxa Mínima de Atratividade(TMA).
Estabelece o momento de crescimento da empresa e das oportunidades surgidas ou prospectadas pela organização. Estará em consonância com a metodologia de Valuation em um momento específico na vida da organização.
Estabelece o Custo do Capital Próprio (dos acionistas) em relação ao Capital de Terceiros (Fornecedores, Empréstimos de Curto, Médio, Longo Prazos) e se a organização está criando ou destruindo valor dos acionistas. A metodologia usada dará suporte na determinação do EVA (Economic Value Added) ou VEA (Valor Econômico Adicionado), pois nem sempre a empresa geradora de lucro adiciona valor quando se confronta seu resultado com o Custo de Capital do Acionista e/ ou a Taxa Mínima de Atratividade e ao Custo de Oportunidade.
As estratégias e táticas definidas no planejamento empresarial, por si sós, não geram resultados.
É necessário que as pessoas incorporem, aceitem e se sintam engajadas!
A capacidade de execução depende de obter, em todos os níveis, o melhor desempenho e potencial dos talentos humanos.
Atrair, motivar, desenvolver pessoas e manter um clima organizacional saudável e meritocrático, tornaram- se essenciais para o sucesso e perpetuidade das empresas.
Políticas, Procedimentos e “Modus Operandi” adotados na gestão do capital Humano (estrutura + processos + competências + tecnologia).
Recrutamento e processos seletivos apoiados em instrumentos eficazes e entrevistas por competências, laudos técnicos assertivos.
- Programas de Desenvolvimento de Lideranças, sob medida às demandas dos clientes, com foco em competências comportamentais.
- Pesquisa de Clima Organizacional e respectivos programas, alinhados com os acionistas, para otimizar o engajamento dos colaboradores.
- Palestras customizadas para eventos corporativos (convenção de vendas, apresentação de resultados, integração de equipes) com utilização de dinâmicas situacionais.
- Sistema eficaz com descrição e avaliação de cargos, preservando a consistência interna e a competitividade externa, vis a vis à modelagem de estrutura organizacional, enxuta/econômica, ancorado em pesquisas salariais setoriais do segmento de atuação do cliente.
- Estruturação de um Plano de Carreira e Sucessão, alinhado a cargos e salários, de modo a assegurar a retenção e desenvolvimento dos talentos humanos, inclusive à sinergia das gerações existentes na empresa.
- Coaching e mentoring de profissionais com potencial para ocuparem cargos de gestão e/ou recém promovidos, via mapeamento de competências e metodologias, especificas, de base comportamental.